Translate

sexta-feira, 22 de março de 2013

Repertório Letra C- Carmem

CARMEN

          DE


                    BIZET








          
                   Carmen  - E uma obra em quatro atos do compositor Francês Geoges Bizet, baseada na novela hamonima de Prosper Mérimeé. Estreou em 1875 no Opera Comique de Paris.



Personagens

 

 Alessandra Ferri -Carmen


Carmen- Cigana que usa seus talentos de Dança e Cantos para enfeitiçar e seduzir vários homens.

Não só isso, um personagem que enfatiza a liberdade, uma mulher moderna para seu tempo.


Don José -Cabo do exército, é um homem honesto e decente que, ao se envolver com Carmen, vira um fora-da-lei).

Micaëla (Noiva de Don José tenta resgatá-lo da vida destrutiva que ele levará com Carmen)

Escamillo  Famoso toreador de Granada foi "enfeitiçado" por Carmen)

Frasquita (Amiga de Carmen, a acompanha em todas as aventuras).

Mercédès (Também é amiga de Carmen, a acompanha em todas as aventuras)

Remendado (Namorado de Frasquita, é um contrabandista)

Dancaïre  Namorado de Mercédès, é servo de Remendado e também  contrabandista
Moralès (Sargento)

Zúñiga (Oficial comandante de Don José. Embora tenha prendido Carmen pelo crime que ela cometeu, também foi enfeitiçado por ela)

Lillas Pastia (Dono de taberna onde todos os contrabandistas se encontram)

O Guia (Acompanhou Micaëla até onde estava Don José)


Ato I

O primeiro ato começa numa Praça de Sevilha, onde se situa uma fábrica de tabaco e um quartel. O cabo Morales comenta com os soldados do corpo da guarda, os Dragões do Regimento de Alcalá, a passagem dos transeuntes pela praça. Então, entra em cena uma simples aldeã chamada Micaela, aproxima-se de Morales e pergunta timidamente pelo cabo Don José. Morales responde-lhe que este chegará com a rendição da guarda e convida-a a esperá-lo na companhia dos seus homens, mas Micaela decide retirar-se para regressar mais tarde. Ouvem-se nos bastidores os clarins que anunciam o render da guarda e aparecem em cena os soldados sob comando de Don José, seguidos por um grupo de crianças que os imita com admiração. À sua chegada ao quartel, Morales comenta em tom jocoso a visita da aldeã. Zúniga, um tenente recém-chegado à cidade, interroga, em seguida, Don José sobre a beleza e a duvidosa reputação das cigarreiras da fábrica da praça, mas o cabo manifesta o seu único interesse por Micaela, por quem está apaixonado. O sino da fábrica soa e anuncia o intervalo das cigarreiras, que entram em cena a fumar e a conversar animadamente com um grupo de homens que as espera. A última a aparecer é Carmen, uma bela cigana que seduz todos os homens que encontra à sua passagem. Seguidamente, Carmen canta uma habanera aos presentes, que manifestam a sua admiração por ela, à exceção do indiferente Don José, que é, precisamente, o objeto do seu desejo. Antes de regressar à fábrica, Carmen, em sinal de desafio, atira-lhe uma das suas flores. Depois deste episódio aparece Micaela, que regressa ao posto da guarda e entrega a Don José uma carta da sua mãe, em que lhe pede que se case com a aldeã. Depois de se relembrarem juntos das paisagens da sua infância, Micaela abandona a cena e Don José começa a ler a carta. Ocorre então um tumulto no interior da fábrica; um grupo de trabalhadoras comenta entre gritos que está a haver uma rixa entre as mulheres em que Carmen interveio, tendo ferido outra cigarreira no rosto, com uma navalha. Zuniga ordena a Don José e aos seus homens que prendam a agressora. O cabo sai da fábrica com Carmen e recebe a ordem do tenente de a levar para a prisão. Carmen e Don José ficam sozinhos na praça. A sedutora cigana convence o cabo de que a liberte, promete-lhe o seu amor a assegura-lhe que o esperará na taberna de Lillas Pastia. Don José, alvoroçado, decide libertá-la. Nesse momento volta Zuniga com a ordem de prisão. Don José e Carmen iniciam a caminhada, mas perante os presentes a cigana finge empurrá-lo e foge. Don José é preso imediatamente por permitir a sua fuga. Fim do 1º ato.



Balé por Antonio Gales, que estreou no Brasil em 2010



Ato II

O 2º ato começa na taberna de Lillas Pastia, suposto ponto de encontro de contrabandistas. Já se passou um mês. Carmen e as suas amigas Frasquita e Mercedes, jantam com Zúñiga e outros oficias, que rapidamente se juntam às cantigas e danças dos ciganos. Apesar dos convites dos soldados, Carmen recusa os seus pretendentes. Está à espera de Don José que depois de ter sido preso e mandado encarcerar por sua causa, recuperou a liberdade. A seguir, entre manifestações de júbilo, aparece em cena um famoso toureiro chamado Escamillo que, seduzido pela beleza da cigana, lhe declara o seu amor, abandonando depois a taberna com os oficiais. Em cena ficam Carmen, Mercedes e Frasquita sozinhas. Aparecem então os contrabandistas Dancaïre e Remendado, que propõem um negócio às três mulheres. Carmen recusa no início a proposta, mas por fim muda de opinião perante a possibilidade de que seu apaixonado deserte e participe na operação de contrabando. Finalmente, depois da saída dos contrabandistas, Don José chega à taberna e declara o seu amor a Carmen, que tenta convencê-lo de que se junte a ela e aceite o negócio. Don José, ofendido, nega-se, mas o aparecimento repentino de Zúñiga precipita os acontecimentos. O soldado e o tenente enfrentam-se pelo amor de Carmen. Don José, apoiado pelos contrabandistas, subleva-se ao seu superior, que fica sob custódia de alguns ciganos. Obrigado pelas circunstâncias, o soldado vê-se finalmente forçado a desertar e parte com a cigana. Fim do 2º ato.



Alicia Alonso- Dois momentos inesquecível como Carmem.
Alicia Alonso em Carmem ( Don Jose)
Magistral Interpretação de Alicia Alonso- Carmem seduz toureiro.





Ato III

Num desfiladeiro, os contrabandistas fazem os preparativos para a entrega dos produtos do contrabando, sob a supervisão de Dancaire. É de noite. Carmen cansada do ciumento amor de Don José e, além disso, descontente com a sua nova vida, tenta adivinhar nas cartas o seu futuro na companhia de Frasquita e Mercedes. As cartas revelam um mau presságio para Carmen: A morte. Á saída dos contrabandistas e das mulheres, Don José permanece num penhasco, a vigiar o esconderijo dos seus novos amigos. Da escuridão surge então Micaëla, que com a ajuda de um guia chega ao esconderijo de seu amado Don José com a esperança de o convencer a voltar a casa de sua mãe. Porém um disparo interrompe os seus propósitos. Don José disparou contra um intruso, que sai ileso. É o famoso toreiro Escamillo, que, desconhecendo a identidade do seu interlocutor, lhe conta que está à procura de Carmen, que está cansada do seu amante, um soldado que desertou por ela. Don José, cego de ciúme, desafia o toureiro para uma luta até à morte com navalhas, que é interrompida graças à volta dos contrabandistas. Depois de insultar o desertor e convidar os presentes para as corridas de touros de Servilha, Escamillo abandona a cena. A seguir, Dancaire descobre a presença de Micaëla ,que abandona o seu esconderijo e pede a Don José que a acompanhe porque sua mãe está a morrer. Ele aceita e sai com a aldeã, não sem prevenir Carmen, em tom ameaçador, de que voltará para vir buscar. A cigana não dá aos seus avisos pensando no seu novo objeto de desejo.Fim do 3º ato.


Ato IV


Em Sevilha, frente à praça de touros, uma multidão espera a chegada dos toureiros. Os vendedores aproveitam a ocasião para oferecer os seus produtos ao público. Aparece então a quadrilha e atrás dela,Escamillo e Carmen. À entrada do toreiro na praça de touros,Mercedes e Frasquita avisam a cigana da presença de Don José, mas ela mostra não ter medo de se encontrar com o seu antigo amante. A seguir, Don José retém Carmen quando tenta entrar na praça, suplicando-lhe que volte com ele. Ela responde-lhe que o seu amor por ele acabou. Do interior da praça soam as vivas a Escamillo. O desertor tenta deter com violência a cigana, mas ela atira-lhe despeitadamente o anel que ele lhe tinha oferecido. Em fúria, Don José enfia uma faca na barriga de Carmen. A multidão que vai saindo da praça assiste à terrível cena. Don José, cheio de tristeza, cai de joelhos junto ao corpo de sua amada Carmen. Fim do 4º ato.







Ferri Em Carmem


O Ballet Carmem foi adaptado pelo compositor sovietico Redion Chedrin , criado especialmente para sua esposa a 1º bailarina  do Bolshoi , Maria Plistskya. Estreou em 1970 em Moscou.


Carmem como Ballet enfatiza tres personagem principais, ela a cigana, o soldado e o toureiro, tudo gira em torno dos tres.


Sendo assim diferente da opera que tem a duração de duas horas e meia o Ballet dura quarenta e cinco minutos.


Carmem foi encenada cem vezes, como ballet,no estilo flamenco e também no cinema.


Em 1948 tendo como principais protagonistas, Rita Hayworth e Clenn Ford, Carmem e Don José, sob a direção de Charls Vidor com o título de "Os Amores de Carmem",




Rita Hayworth é admirada até os dias de hoje por sua performance como Carmem.




Com a Dança Flamenga  Carmen tem sua apresentações mais expressivas tanto no palco como no cinema.








Um dos seus momentos mais importantes no cinema com a Dança Flamenca foi com o filme "A história de Carmem" de 1983, um filme do cineasta espanhol Carlos Saura e a participação no elenco como fosse um Don Jose do Coreografo e Dançarino António Gales, Gales uma expressão da Dança Flamenga.
António Gades


Ele coreografou o filme trazendo  assim uma valorização para o Flamenco.
A trama se faz quando uma companhia de dança flamenga  se forma para dançar "Carmen" e durante os ensaios a historia se mistura com a realidade.
O filme foi indicado ao "Oscar" e ganhou o festival de Cannes.

Cenas do filme



António Gales e Laura Del Fogo






























No que se refere ao Ballet Clássico , Carmen muitas vezes sai um pouco dessa linha usando alguns movimentos do Moderno, não sendo então uma ballet inteiramente clássico..

A bailarina tem que esta com a técnica apurada e ter maturidade, tanto para a técnica como para interpretação.





O figurino para Carmen no ballet é simplesmente um maio com franjas, por isso a bailarina precisa esta com um físico  alongado e forte, o ballet abusa dos developpes e extensão de pernas.


Obs: Não confundir Carmen com Don Quixote, apesar da origem da história ser Espanhola são ballet diferentes.

Alessandra Ferri - eterna Carmen



Varias bailarinas e bailarinos famosos interpretaram Carmen, como a grande Alicia Alonso, Natália Makarova e Mikkail  Baryshnikov,  Alessandra Ferri e Júlio Bocca e uma entre outras bailarinas brasileiras como  Marcia Haydeé.








Fernanda - uma bailarina- Carmen


Carmen um personagem apaixonante  visceral e sedutor , o olhar por de traz do leque. Seja de saia, maio, no flamenco, no ballet, no moderno ou musical será sempre a Carmen




Makarova



Ferri




Ballet Street de Santa Barbara- Carmen















Fontes- Wikipedia
Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário