Translate

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A dança e seus problemas! Oque voce entende por Dança?


Eu como professora há tempos venho observando alguns problemas com a Dança no Brasil!
Talvez porque eu sempre trabalhei com um pessoal que não tem muito acesso á cultura, mas acho que se a cultura vai até você vamos aproveitar.

Tudo continua na mesma desde quando eu comecei a dar aulas de Ballet, e ainda pior, parece que ninguém mais que fazer aulas de Clássico, piorou!

Com tanta tecnologia as pessoas continuam achando que dança é tudo igual, Clássico, funk, axé, dança de salão, moderno e o jazz, tudo a mesma coisa, tudo é dança é claro, mas tem diferença.

Qualquer um é coreografo, tanto que existem inúmeras Cia de Dança. O grupo de Axé é Cia, o de Funk é Cia, etc., etc. e etc..
Mas oque é  Cia?  Se sabe?

As escolas que tem dança não sabem sequer como é uma aula de Clássico ou Jazz, não sabem a diferença de um para o outro e muito menos dão incentivo para esse trabalho, unicamente por falta de conhecimento. E sabe não interessa, é uma coisa só para dizer que tem.

A Arte não tem que ficar entre quatro paredes, artes cênicas é
Para o público


A Ong
 Vamos colocar uma roupinha rosa e tudo bem, e quando isso não acontece se juntam uns grupos de crianças do jeito que veio de casa,  a professora dá uns passinhos e pronto. Falta critério e organização, falta conhecimento.
P
Não existe aula inventada de balé clássico, mas se você não sabe você inventa, e ninguém sabe nada fica tudo bem.

Clássico é na Barra, e acabou!

Moderno e o Contemporâneo, Jazz, ah! O Jazz!




 Tem disciplina, aula, antes das coreografias, mas oque aula é tão chato vamos para coreografia, é expressão corporal, é improviso, sabe.

É incrível como tudo mundo entende de Dança e sabe Dançar, eu acredito que sim, mas a técnica só com a aula, e a aula todo mundo foge.

Circo é Circo, tipo Circo de Soler e tal, não é Dança, muito menos Dança clássica. Enfim Ginastica acrobática e tudo mais existem pessoas que acham que tudo é dança, como o balé e o Jazz, uma tremenda  confusão. 

Será que nós profissionais de Dança estamos deixando de informar. Oque está acontecendo, piorou?

Tanto vídeo de bale, de moderno, de aulas de Clássico, então piorou?
Cheguei à conclusão que o brasileiro decididamente não gosta de Disciplina!
E que infelizmente a Dança a tida Acadêmica continua na Elite.

 Acho que é Preciso ir de encontro ao povo, ao povão.

Eu sei por que dou aula para o povão, aquele povão que não vai para teatro, com algumas exceções.

Um dia a mãe de uma aluna minha de bale clássico, disse que o dinheiro que ela gastava pagando as aulas ela iria à feira, essa mãe tinha condições de pagar, pois os preços eram bem baratos.

Não se paga mensalidade com o preço de feira, mas se paga caro naquela escola que tem certo Status, aquele visual.

Eu me revolto com tudo isso, e tem mais, dá para se escrever um livro
 “A realidade da Dança que não se conhece”.

Deixando muito bem Claro que eu não estou generalizando, existem ótimas Ong, Escolas, Academias e Cias, mas é bom pensar sobre o trabalho com a Dança.

Vou sempre levantar a bandeira do Ballet clássico, porque ele não dói, não é injeção, é sim uma injeção para a técnica!















Porque será que tem meninas com um físico lindo e que diz que adora dançar, mas detesta balé clássico,  detesta prender o cabelo para fazer uma aula de jazz, ou colocar uma boa sapatilha, se forçar na aula de alongamento, não, detesta também, aquecimento no jazz, o jazz tão solto, não por quê? Para que?


E quando você fala para uma menina que já esta em uma chamada Cia de dança, e ela diz que adora dançar, você diz , estude e ela pergunta;
Não entendi, se é estudar na escola eu já estudo, estou no ensino médio. Que bom, mas isso não é estudar Dança.

Oque é Jazz? Como se comportar na aula de Jazz?
Oque é estudar Dança?

Pois é tem gente que não sabe. Isso não só o chamado povo pobre, sem nível superior, não, é um pessoal de nível superior e classe media.

Será que eu que comecei aos 19 anos fazer dança, o clássico que amo e sempre gostei mesmo é de fazer aula, e naquela época, 1997, todo mundo gostava a sala era cheia. E o Jazz, nossa! Sala cheia! Mulheres casadas, eu e minhas amigas trabalhávamos duro na semana e ia fazer o jazz do Raça era o melhor em 1980 e poucos.
E todo mundo com sua boa malha e cabelos presos. Não é porque é Jazz que tem de ser todo mundo a vontade.


Mas me custa acreditar que nos dias de hoje “algumas pessoas” não sabem oque é realmente a Dança e as suas diferenças.


O Puro Jazz dos cabelos vermelhos Rosely Rodrigues, Raça Cia.




Agente não perde nada em dá Amor, quem perde
é quem não sabe receber!

E um dia tudo isso pode mudar.



"Eu Amo Dança!"


Não é o ritmo nem os passos que fazem a dança
Mas a paixão que vai na alma de quem dança.
(Augusto Branco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário