Translate

quarta-feira, 6 de julho de 2011

LETRA A- ARABESQUE

ARABESQUE
Bailarina do Kirov



Arabesco. Umas das poses básicas do ballet, que tira sua forma de um ornamento mourisco. É uma posição do corpo, apoiado em uma só perna que pode ser na vertical ou demiplié com a outra perna estendida para trás em um ângulo reto com ela e os braços estendidos em várias posições harmoniosas criando à linha mais longa a ponta dos dedos das mãos á dos pés. Os ombros devem ser mantidos retos em frente á linha de direção. O método Cecchette usa cinco principais arabesques; a escola Russa e Vaganova usam quatro e a Francesa, dois. Os Arabesques são empregados para concluir uma frase de passos, tanto nos movimentos lentos do Adágio com os vibrantes do Allegro. 





ARABESQUES E SUAS ESCOLAS


1ºarabesque- A parte superior do corpo é mantida ereta, apoiada numa perna em uma posição vertical com a outra estendida em um ângulo reto com relação à perna de apoio Os ombros são mantidos retos na linha de direção com o mesmo braço da perna de apoio esticado para frente com a palma da mão para baixo. O braço de trás deve ficar ligeiramente abaixado para que ambos os braços fiquem em linha reta.


2ªarabesque- A mesma posição das pernas acima , só os braços que trocam, sendo que o da frente seja o oposto ao da perna de apoio e a cabeça ligeiramente inclinada e virada para o público.

3ª arabesque- Ambos os braços esticados para frente do lado da 
perna de apoio.

4ª arabesque- A perna de apoio fica mais perto do público e o braço referente à perna levantada fica mais para frente.

 5ª arabesque- Os braços e cabeça são iguais ao terceiro arabesque com o braço mais longe do público levantado mais alto do que o outro. A perna de apoio e que fica mais perto do público em demiplié.


ARABESQUES FRANCESES


Arabesque Ouverte; o corpo é apoiado com a perna reta e com a outra estendida á que fica mais perto ao público. O corpo debruça-se para frente com braço do lado da perna de apoio mantido para frente e outro jogado para trás e mantido paralelo á perna estendida.

.

Arabesque croiseé- arabesque cruzado. É uma posição semelhante á cima, mas a perna de apoio é a que fica mais perto do público e o braço do lado da mesma é que é mantido á frente.



ARABESQUES RUSSOS (VAGANOVA)

1ª arabesque- O corpo é apoiado numa perna com a outra levantada em um ângulo reto com a de apoio. Inclina-se o corpo para frente a partir da cintura com as costas fortemente arqueadas. O braço oposto á perna de apoio estendido para frente e o outro para o lado um pouco atrás da segunda posição.

2ª arabesque- As mesmas posições das pernas do 1ª arabesque só os braços são ao contrário. Isto é, o braço do lado da perna de apoio fica atrás, longe o bastante para seja visto atrás do corpo, enquanto o outro é estendido para frente e a cabeça virada para o público.

3ª arabesque- Este arabesque é de frente para público. A perna de apoio mais perto do público com a outra levantada atrás em ângulo reto com a de apoio. Corpo inclinado para frente com o braço oposto á perna de apoio e estendido para frente e o outro braço para o lado e a cabeça virada para o braço da frente.

4ª arabesque – As pernas na mesma posição do terceiro arabesque com os braços ao contrário. O braço do lado da perna de apoio é levado para frente e outro jogado para trás longe bastante para ser visto atrás das costas. O corpo fica meio virado para o lado oposto do público, costas bem arqueadas, cabeça virada para o público.




Kerche




OUTROS ARABESQUES


ARABESQUE ALLONGEÉ- Esticado ou estendido em uma linha horizontal.

ARABESQUE A DEUX BRAS- arabesque com os dois braços, ambos os braços são estendidos para frente, com o braço da perna de apoio mais alto.




ARABESQUE CROISÉE- Arabesque cruzado, a perna de apoio é a que fica mais perto do público, a perna de apoio na frente e a de trás estendida.



















ARABESQUE Á TERRE- Arabesque no chão, os braços e pernas na posição de arabesque, mas a perna fica estendida em pointe tendue (ponta dos dedos tocando o chão), para trás na quarta posição.









ARABESQUE ALLONGÉE Á TERRE – Arabesque estendido no chão. Neste arabesque o corpo é apoiado numa perna em plié enquanto a outra é estendida para trás com o pé bem virado para fora e no chão, Os braços em atitude ou em 5ª posição.




Pintura de Guan Zeju

ARABESQUE Á LA DEMI-HAUTEUR- arabesque á meia altura. Neste arabesque o pé é levantado á 45 graus, meio termo entre á posição á terre e a posição horizontal no ar.
Alessandra Feri





Guan Zeju- Pintura Arabesque







ARABESQUE PENCHÉE- Arabesque debruçado. Um arabesque no qual o corpo se debruça para frente em linha oblíqua, o braço esticado e a cabeça mantida baixa e a perna levantada o mais alto possível, ficando uma linha reta.

ARABESQUE DE FACE- Arabesque de frente. Arabesque de frente para o público.

ARABESQUE EM TOURNANT- Arabesque girando. Arabesque girando no pé de apoio.


 ARABESQUE PLIÉE- Arabesque com um joelho dobrado, o joelho da perna de apoio (Fondu).


ARABESQUE PROMENADE EN- Arabesque em passeio ou andando. Seria uma volta lenta é feita, ou para dentro, ou para fora da posição do arabesco. É um Adágio.



Ouverte- significa aberto.


Arabesque aberto acima de 90 graus.








Exercícios para o desenvolvimento do Arabesque, de alta flexibilidade.








ARABESQUE, EN – Em Arabesque, isto é, na posição de Arabesque.







Um Adagio A Lá Barra com Alguns exemplos de Arabesque, En Croisèe, Penchée, terminando com Grands Battemants.






En Avant-Para frente, movimento que segue para frente.

ARRIÉRE- Para trás, movimento que segue  para trás.

ARRONDI-Arredondado.















DANÇAR ATO DE EXPRIMIR
 COM EMOÇÃO O MOVIMENTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário