Como funcionou e funciona as aulas
Eu sempre dei aulas na Zona Leste e bairros simples, de trabalhador, não gosto dessa palavra "periferia ". Aulas em escolinhas, escolas e Academias, enfim, sei bem como a coisa toda rola, antes do Cref e depois, porque continua tudo meio que no mesmo, leigos dando aulas.
A Musculação que funciona assim:
Aquele garoto que vai na academia fazer sua musculação, fica la um bom tempo, alguns anos, cria seus músculos, conhece todos os equipamentos, o ritmo da academia, ou mesmo ele faz a musculação aqui e ali o famoso "aqui e ali", então ele todo gato, coloca aquela camisetinha coladinha e a calça com a listinha ao lado, ou shortinho solto, o boné show enfim , gato! E ele vai dar as aulas de musculação a sua única experiência é essa, frequentador da acadêmica, fazendo a musculação, sendo que algumas vezes ele torna-se ate o administrador.
Com a exirgência do Cref, muitos desses adquiriram não sei de que forma o Cref provisório , mas amigos nos confins dos confins continua assim.
Continuando, outro perfil:
Os "cópia e cola" oque são?
É um pessoal geralmente mulheres que frequenta assiduamente as academias, fazendo as aulas de ginástica, geralmente é as aulas de localizada, circuito, alongamento, aero, danças, mas essas aulas de sala.
E oque acontece pega-se aquela prática, por conta da repetição e por ser ao meu ver esses exercícios serem estáticos, as coreografias de danças serem básicas e simples, enfim então essa pessoa inteligentemente sai dando aulas, geralmente em igrejas, associações, condomínios, já vi em condomínios, mas em academias também tem, se for amiga ou amigo da dona ou dono, também na base da substituição e então fica.
Eu conheci uma professora nesse estilo, não tão nova, aqui na minha região , ela deu 20 anos de aula de ginastica, geralmente em associações, bem barato, mas a sala era cheia, ela era adorada, nunca soube que lesou alguém, até aula de Jazz deu, sem nenhuma formação em Dança, nenhuma formação.
Não estou dando opinião em nada aqui ou questionando eficiência em exercício ou qualquer outra coisa, só contando oque já vi.
E as aulas rolam numa boa, pessoal gosta se cria turmas.
Com advento do youtube e apps ficou ainda mais fácil "copiar e colar", na dança então isso rola muito.
Como fiscalizar na internet, difícil!
Com o Cref diminuiu nas academias.
Os donos de Academia e a questão financeira.
Bom, o dono na minha região as vezes, na maioria, não tem formação em Ed Fisica, principalmente antes do Cref. A pessoa tinha o dinheiro , geralmente frequentou muito tempo academias e se apaixonou pela coisa, com dinheiro montou a sua própria, comprou aparelhos, geralmente o básicos, os colchonetes os pesinhos e tornozeleiras etc....espelho, e montou tudo bonitinho, um charme, teve aparelhos a credibilidade é maior, o povo quer pegar no ferro. E ai vai, e a equipe que com certeza tem gasto, em questão das aulas o profissional formado na Ed Fisica ele quer ganhar conforme seu sindicato, ele não vai querer ganhar como um qualquer, ele é UNIVERSITÁRIO meu bem, nada mais justo, entao começa os problemas de gasto com a equipe de aulas, oque fazer meu Deus!
Bom tenho um amigo que já deu aulas de musculação e frequentou muito tempo, tem perfil, é gato, tem o amigo dele, boa ja tenho dois e esses amigos pode trazer outros, a professora que fez dois anos de Ed Fisica, já deu aulas, fez muitas aulas, e é gata também, amiga. Era assim, com o advento do Cref, a coisa ficou mais difícil, mas quase sempre era assim.
Para se ter uma idéia, uma vez eu fui em uma academia na zona leste, na avenida, com o meu currículo para dar aulas de ballet e Jazz que era moda na época , o dono me disse:
-Muito bom seu curriculo, mas não tenho turma no momento, tenho na ginástica, localizada e alongamento, estou sem professora preciso urgente, tu dá , faz um teste, vai querer, preciso urgente, só que não vou te pagar como pago para um profissional de Ed Física, vou pagar menos, interessa?
Eu interessei porque ja tinha dado essas aulas, eu ja sabia como, precisava de trabalho, fiz o teste fiquei com a turma.
Nessa época, quando não tinha Cref, foi do Ballet, da Dança, Artes Marciais, a Yoga enfim , se voce tivesse um pouco de técnica de movimento, as academias contratava sem registro e pagando menos, até mesmo de forma provisória, ao contrário do Prof de Ed Fisica, ele tinha que ser pago conforme o sindicato e era contratado, muitas vezes era assim. E agente aceitava e achava justo, é justo.
Para o dono da Academia oque interessa é a sala cheia, a aula rolando, aluno é dinheiro.
No que se refere ao Profissinal, o dono pensa no bolso, principalmente antes do Cref, agora ficou um pouco mais com cuidado, mas ainda rola.
Agora para o aluno oque interessa?
Ele sendo pobre, desinformado, uma pessoa simples, aqui na nossa região, esse aluno não vai querer saber se esse professor é formado ou não, seja lá do que for, que dirá se é um Profissional de Ed Física com Cref. Ele não chega na academia é pergunta se são profissionais , ele vai perguntar o preço. Os homens querem saber os aparelhos que tem, mulheres também, o visual é oque impacta, mulheres o ambiente, as aulas em grupo tem que ser animadas, contagiar, sabe, contagiar.
E é assim, esse é um resumo da realidade.
O perfil desses alunos vou trazer mais para frente, inclusive os de Dança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário