Em se tratando do ballet piorou, qualquer um dá, qualquer um sabe, qualquer um abre escola, Studio, enfim. Todo mundo dança, todo mundo dá passinhos. Se sabe as posições do ballet, 1,2,3,4 e 5 posições, geralmente não sabe a 6p , nem se sabe que existem, juntou as crianças na sala, brincou com elas, deu uma rodadinha com elas, deixou elas a vontade vestidinha de rosa, mamãe tira fotos, monta uma coreo fofa, pronto esta dada a aula de babyclass.
Uma vez, já contei aqui, fui trabalhar em um condomínio de classe média, alta, para dar aulas para Baby class e meninas de 7 e 8 anos, iniciante, 1° ano. Lá no prédio tinha uma academia, e tinha aulas de artes marciais também, eu ia substituir a professora de ballet que não era do ballet, era Pedagoga, tinha feito ballet em uma academia por ali perto, uns 6 meses, por ai, mas conhecia as posições , poxa, pelo menos.
Ela tinha sido contratada pelo profissional de Ed Física e esse mesmo me demitiu, depois dos elogios de alguns pais que notaram a diferença, principalmente em relação às turmas de 7 e 8 anos. O profissional alegou que não tinha espaço , os espaços necessitava de reformas, nunca mais ele entrou em contato comigo.
Tudo isso acontece, leigos dando aulas de ginástica e ballet, é tão somente por conta da falta de CULTURA E EDUCAÇÃO, só isso, porque o porque, o aluno pobre ele vai pelo preço da academia ,da aula, que muito vezes ele acha supérfluo, na dança então, no ballet então.
Não se tem conhecimento do valor do exercicios físicos e muito menos a importância do Ballet para uma criança, que o Ballet pode ser um exercício ótimo, que o Jazz ajuda na timidez, as Artes Marciais e seu desenvolvimento, a Yoga e a meditação e sua espiritualidade, enfim , tudo tem a sua importância, que não se pode misturar turma, obedecer a faixa etária, na ginástica e na dança, não da para aceitar na mesma sala, uma criança de 4 anos, uma mulher de 20 e crianças de 8 e 9 anos, turmas totalmente diferentes, esse negócio que acompanha bem é balela, esse dono dessa escola quer sim seu dinheiro. Misturar um monte de gente em um pátio para uma aula de Zumba, todo mundo misturado, gente de 10 anos, com 30 anos, 59 e até 80, é um erro muito grave, essa mistura eu nao aprovo.
Não tem aula que todo mundo faz e sim a aula adequada para que o aluno bem aproveite dela, tenha resultado.
Vamos continuar debatendo, tudo tem sua importância, temos que respeitar o aluno, mas também respeitar os outros profissionais e esta dentro da realidade do Brasil, as condições financeiras são diferente, como cultura enfim ,nem todo mundo tem condições de fazer a Faculdade de Ed Física e o Ballet Clássico, Faculdade de Ed Física e Yoga, Ed Física e Artes Marciais etc... Ou se vai fazer uma coisa ou outra e tão pouco se vai fazer Ed Física mesmo tendo vontade, o pobre faz oque ele pode pagar.
Cursos técnicos não tem importancia? Eles podem levar à Universidade, mas se uma categoria proíbe, bloqueia esse trabalho não dá como ter condições financeiras para se matricular nessa faculdade e aprimorar seus conhecimentos.
Nem todo mundo é malandro, critérios se faz necessário.
Quando teve o advento do Cref no qual era proibido dar aulas de Ballet mesmo sendo formado, eu tive que trabalhar em outra profissão, outro negócio, durante três anos ou mais, amando dar aulas, tendo ja um enorme experiência, já formada, já tendo dançado muito, com ja mais de trinta anos, rebolei, mas depois a Dança me encontrou novamente, fui eu de coque da aulas de ballet em uma garagem e assim vai.
Para deixar claro o quanto isso me atrapalhou, atrapalhou minha vida e de muita gente boa.
O Prof de Ed Fisica volto a falar, não sabe nada de Ballet, nada versos nada, só se fez os oito anos, e bem feitos.
Como Edson Faro, bailarino e coreografo do grupo Casa Forte, publicou um livro sobre a Dança e Es Física, o Casa Forte os bailarinos eram todos formados na Ed Fisica por escolha dele, ja fica uma separação e as grandes Cias de Danças continuaram sem essa necessidade de formação, o balé Clássico não foi criado por Educadores Físicos, não tinha na época , e sim por mestres da Dança e grandes coreógrafos.
As faculdades que dão um conhecimento a mais aos bailarinos, nós do Ballet, são Ed Fisica sim, abre se um leque de possibilidades, a Fisioterapia, a Pedagogia, a Faculdade de Dança que ao meu ver é teorica e cara, Dança é vivência, aula todo dia. Vai dançar o D Quixote, vamos nos prepara para isso , físico e tecnicamente, artisticamente.
Seria bom que todos no Brasil pudessem na boa fazer uma faculdade, escolher essa faculdade, mas ainda não chegamos a esse ponto, portanto obrigar para mim é anticonstitucional e o pior não resolve e não funciona, prejudica muita gente.
Parece até uma bronca, uma espécie de ciúmes porque podem nós darmos uma boa aula de ginástica e o profissional de Ed Física não de ballet, até dá se souber pelo menos as posições mas não como nós profissionais do assunto.
É muito "pano para manga", então vamos rever essa lei, esses burgueses que à criaram me parece querer só grana.
É se por ventura perderem o trabalho como eu e muitos perderam, vai se virar como nós.