A barra no Balé Clássico é tão necessária quando
o tatame nas lutas marciais, do berimbau na capoeira, a prancha para o
surfista, a bola para o jogador, o colchonete para a ginasta, enfim, ela é a
base para que se adquira eixo e equilíbrio, o resto é pura besteira, não é
balé.
Sendo assim, o começo,
meio e fim é na barra, depois para o centro.
Em uma escola de
bailados ou grandes companhias de Ballet todos os exercícios que são dados na
barra e no centro são baseados no balé de Repertorio que vai se apresentar.
Nota: Não pelo
simples fato da barra ser à base do Ballet clássico que esses exercícios servem
só para bailarinos, esses exercícios administrado por profissionais de Dança,
servem também para pessoas que não desejam serem bailarinos e sim acrescentá-lo
como mais uma atividade física, já existe o Ballet Adulto, mas com atenção , quem
dá aula de Ballet Clássico é um Profissional de Dança Clássica, um profissional
com essa formação.
Adaptar o Ballet Clássico
é fugir da sua técnica, ele não vai trazer o beneficio necessário e a barra faz
parte disso.
Não é difícil ter a barra na sala da Ong, da
Associação ou mesmo no condomínio, aonde se pretende realizar um trabalho
"serio" de Ballet Clássico, pois a barra não é muito
cara, existem barras de vários tipos, de ferro, de madeira, fixa na parede e a barra móvel.
Nas escolas de bailados ela tem duas divisões , a parte de baixo para as crianças pequenas e a alta para as crianças maiores e adultos.
Crianças pequenininha já faz ballet na barra é o ideal.
Nas escolas de bailados ela tem duas divisões , a parte de baixo para as crianças pequenas e a alta para as crianças maiores e adultos.
Crianças pequenininha já faz ballet na barra é o ideal.
No que se diz
respeito a um trabalho serio de ballet não significa que tem que ser naquele
rigor de uma Cia de dança clássico ou uma escola de bailados que vai formar bailarinos,
mas sim para desenvolver corretamente o aluno que se propõe a fazer as aulas,
em lugares que não tem a intenção da formação.
Você deve encontrar
essa barra na Ong, na Academia, na Associação etc..., não só no Bolshoi.
Não é o ideal, ela tem condições de esta se apoiando nessa cadeira.
Não é o ideal, ela tem condições de esta se apoiando nessa cadeira.
O Ideal
Porque estou
fixando nesse tema, eu como professora de dança, de ballet, com formação e tudo
mais, diante da minha experiência de trabalhar com vamos dizer populares, em
Academias, Ong etc... Percebo que o trabalho com ballet clássico não é
realizado corretamente, todo mundo sabe dar aulas a partir do momento que
conhece as posições de braços e pernas e um plie, então sendo cativante
juntando muitas crianças na sala esta bom, vale, não interessa "Balé
Balé" quem vai querer ser bailarino? Quem é que sabe, não é?
Sem falar que nós
brasileiros somos o Pais do futebol e não do ballet, so que todo mundo dança e
todo mundo é coreografo, todo mundo tem um "passinho ai", todo mundo
adoro colocar nas coreografias os movimentos já pronto da bailarina, do ballet,
que fica horrível por sinal, só agrada os amigos.
Sem falar que nós
brasileiros não temos saco de ficar preso na barra e ouvir aquela musica chata
no ouvido.
Eu tinha uma
professora de ballet clássico que sempre dizia não coloque a carroça na frente
do boi.
Para encerrar em
vez de colocar uma cadeira para a criança, ou adolescente, ou a pessoa que vai
fazer o ballet clássico se apoiar coloque uma BARRA igualzinho o Bolshoi.
O pior disso tudo
que vai ter sempre gente pagando por esse serviço, e se você não pode fazer um
bom trabalho, não faça.
EXERCICIOS AU MILIEU
Exercícios no centro. Um grupo de exercícios igual ao da barra mas executados sem o apoio desta no centro da sala, depois de ter feito todo os exercícios da barra.
Os exercícios no centro ajudam o bailarino adquirir firmeza e equilíbrio . Um termo mais usado é "Centre Practice".
Nenhum comentário:
Postar um comentário