Translate

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Outros movimentos com a letra E




ENCHAINEMENT



                                        Cadeias. Encadeamentos de psssos. Uma combinação de dois ou mais passos arranjados para se ajustarem a uma nota musical.
                                          
                                   

ENLEVEMENT   

                                        
                                      Carregar a Partner (bailarina) num pas de deux clássico em que o bailarino levanta a sua parceira no ar.



ENTREÉ            

                       Entrada. O termo entre é dado a um bailarino ou a um grupo de bailarinos que chegam e  executam um numero em um divertissement. 
  




EPAULÉ


         

                                           
                                                                                                                                                                                                                                                           Com os ombros. Um termo do método Cecchetti para indicar um pose na qual o bailarino fica em um angulo em que em relação ao público numa posição de arabesco , o segundo arabesco , pelo método Cecchetti com o corpo voltado para um ou outro dos dois cantos da frente do palco.Os ombros retos na linha da direção , o braço mais perto do público estendido para a frente e a perna
correspondente estendida na quarta posição atrás l'air. A cabeça fica inclinada e virada para o público.

Epaúlé é uma das oito direção do corpo do Método Cecchetti. 



ÉPAULEMENT

                                 Ombreamento.Um termo usado para indicar um movimento do dorso a partir da cintura para cima, levando  o ombro para frente e o outro para trás com a cabeça virada para olhar por cima do ombros da frente. 





ENVELOPPÉ- Envolvido. É um termo da escola Francesa . Pode ser uma rotação do corpo para dentro  sobre a perna de apoio enquanto a outra  a envolve. É usada na preparação de piruettas e Jeté e chasses an tournant.
Um exemplo, estando na quinta posição levanta a perna  derriere an hauteur, executa um Grand Rond  fechando a perna  esquerda na canela direita , ou na posição retire, completando a volta.
Trazendo em Enveloppes é um movimento ao contrario do Developpes, no Developpes  sai do retire passe e estica a perna na frente  e no Enveloppes a perna esta estendia na frente e traz ela para a posição retire  forçando o an dehors.

Exemplo








terça-feira, 15 de abril de 2014

Letra E- Os Echappes

Echappés


             


                 Movimentos de escapar e escorregar. Um Echappé é uma abertura no mesmo nível de ambos os pés de uma posição fechada para uma aberta. Há duas espécies de Echappés, o Sauté, um pequeno pulo da quinta posição que vai terminar na segunda posição e Echappés Sur Les pointes  ( nas pontas), ou demi-pointes que é feito com um relevé com os joelhos retos quando na posição aberta, saindo sempre de um demi plie.. Em cada caso, são feitos para segunda e quarta posições e ambos os pé deslocando-se a uma distancia igual do centro original da gravidade.




Échappé Sauté






                      Échappé pulado. Esse Echappe é feito tanto para a segunda ou quarta posição .A direção do corpo pode ser de frente ou então voltada para qualquer das direções.
O Échappe Sauté é feito Grand ou petit, pequeno ou grande.


Echappés Petit


                         Pequenos échappés. Quinta posição o pé direito esta na frente.
Demi plie escorrega no chão e imediatamente abre na segunda posição  e volta para a quinta posição. O passo pode ser repetido com o mesmo pé na frente ou executado alternadamente na frente e atrás.



Echappes Grand


                         Grande échappes. No grande échappés apos um demi plie os pé só deixam o chão no pulo, devem ser conservados juntos em uma quinta posição  só abertas ao descer e o pulo deve ser alto o quanto possível.

Exemplo Grand Echappés com Changemants, Echappés passando pela quarta posição, diagonal, Failli e Pas de Bourroe; os braços nos Echappés começam na primeira e abre na segunda posição, nos Changemants eles estão em preparatoria e na diagonal eles acompanham o movimento, no Failli  estão em Épaulaments.




 Échappes Sur Les Pointes

                                        
                                     Echappés nas pontas. Quinta posição pé direito na frente. Demi  plie em um pequeno pulo abre para segunda posição sobre as pontas (Sur Le Pointes), os pés devem escorregar rapidamente para a posição aberta e ambos devem se movimentar por igual., sai no demi plie e no releve na segunda os joelhos devem esta muito bem esticados.
No Echappés indo para quarta  olhando para Croisé ou effacé, o movimento pe feito de quinta posição para a quarta  e não há troca, ele volta pra quinta .



Echappés Battu


                         Echappés Batidos. Demi plié na quinta posição , pé direito na frente , pula no ar e  vai para segunda posição. Desce na segunda posição em demi plié . Pula outra vez no ar e bate a perna direita na frente da esquerda.Acaba em demi plie com a perna direita atrás da esquerda. A batida é executada na barriga de ambas as pernas.



Echappes Royal



                         Échappés Real .Executado da mesma maneira do Echappés Battu mas só que antes das pernas abrirem na segunda posição batem uma na outra.








Echappés Sur Les Points- Ótimos exercícios para o fortalecimento dos tendões, próprios para aulas de ponta. 





Echappes Sur Les Points ( Echappés nas Pontas):
Echappés feitos á lá second e diagonal, sous-sous e Petines indo para diagonale fundos, 3º Diag.







Echappés An tournant, sous-sous, Retire Derriere (Jarré), Pas de Bourreé Coupé  e um pequeno Ballotté.

Exercícios da escola Vaganova 3rd, nivel Intermediario.







                     
Echappes Battu  ou Baterias





 


Sequencia nivel adiantado de Echappes Les Pointue, com Ecarthe, Detourneé, Sous-sous e Retire Passe.


Em todos os movimentos os braços acompanham o movimentos passando pelas posições correspondentes.

Para exercitar tentar descrever os braços usados nesse vídeo, resposta mais a frente.
















                     






domingo, 16 de fevereiro de 2014

Exercícios La Barra e Au Milieu no centro







A barra no Balé Clássico é tão necessária quando o tatame nas lutas marciais, do berimbau na capoeira, a prancha para o surfista, a bola para o jogador, o colchonete para a ginasta, enfim, ela é a base para que se adquira eixo e equilíbrio, o resto é pura besteira, não é balé.


Sendo assim, o começo, meio e fim é na barra, depois para o centro.

Em uma escola de bailados ou grandes companhias de Ballet todos os exercícios que são dados na barra e no centro são baseados no balé de Repertorio que vai se apresentar.





Nota: Não pelo simples fato da barra ser à base do Ballet clássico que esses exercícios servem só para bailarinos, esses exercícios administrado por profissionais de Dança, servem também para pessoas que não desejam serem bailarinos e sim acrescentá-lo como mais uma atividade física, já existe o Ballet Adulto, mas com atenção , quem dá aula de Ballet Clássico é um Profissional de Dança Clássica, um profissional com essa formação.



Adaptar o Ballet Clássico é fugir da sua técnica, ele não vai trazer o beneficio necessário e a barra faz parte disso.

 Não é difícil ter a barra na sala da Ong, da Associação ou mesmo no condomínio, aonde se pretende realizar um trabalho "serio" de Ballet Clássico, pois a barra não é muito cara, existem barras de vários tipos, de ferro, de madeira, fixa na parede e a barra móvel.


Nas escolas de bailados ela tem duas divisões , a parte de baixo para as crianças pequenas  e a alta para as crianças maiores e adultos.




Crianças pequenininha já faz ballet na barra é o ideal.




No que se diz respeito a um trabalho serio de ballet não significa que tem que ser naquele rigor de uma Cia de dança clássico ou uma escola de bailados que vai formar bailarinos, mas sim para desenvolver corretamente o aluno que se propõe a fazer as aulas, em lugares que não tem a intenção da formação.

Você deve encontrar essa barra na Ong, na Academia, na Associação etc..., não só no Bolshoi.



Não é o ideal, ela tem condições de esta se apoiando nessa cadeira.

O Ideal


Porque estou fixando nesse tema, eu como professora de dança, de ballet, com formação e tudo mais, diante da minha experiência de trabalhar com vamos dizer populares, em Academias, Ong etc... Percebo que o trabalho com ballet clássico não é realizado corretamente, todo mundo sabe dar aulas a partir do momento que conhece as posições de braços e pernas e um plie, então sendo cativante juntando muitas crianças na sala esta bom, vale, não interessa "Balé Balé" quem vai querer ser bailarino? Quem é que sabe, não é?


Sem falar que nós brasileiros somos o Pais do futebol e não do ballet, so que todo mundo dança e todo mundo é coreografo, todo mundo tem um "passinho ai", todo mundo adoro colocar nas coreografias os movimentos já pronto da bailarina, do ballet, que fica horrível por sinal, só agrada os amigos.

Sem falar que nós brasileiros não temos saco de ficar preso na barra e ouvir aquela musica chata no ouvido.

Eu tinha uma professora de ballet clássico que sempre dizia não coloque a carroça na frente do boi.

Para encerrar em vez de colocar uma cadeira para a criança, ou adolescente, ou a pessoa que vai fazer o ballet clássico se apoiar coloque uma BARRA igualzinho o Bolshoi.

O pior disso tudo que vai ter sempre gente pagando por esse serviço, e se você não pode fazer um bom trabalho, não faça.







EXERCICIOS AU MILIEU



Exercícios no centro. Um grupo de exercícios igual  ao da barra mas executados sem o apoio desta no centro da sala, depois de ter feito todo os exercícios da barra.
Os exercícios no centro ajudam o bailarino adquirir firmeza e equilíbrio . Um termo mais usado é "Centre Practice".