Bailarino , também dançarino, pode ser,
aquele que conduz a bailarina, isso antigamente, para nossa felicidade , os bailarinos agora dançam muito mais, solos e conjuntos e ainda conduzem as bailarinas com aquela competência de sempre.Bailarinos como as Bailarinas , são aqueles que desenvolvem uma técnica Acadêmica, como no Balé Clássico, no Moderno e Contemporâneo e até mesmo no Jazz .
Nas demais são Dançarinos que desenvolveram uma técnica em uma dança particular, como sapateado, Dança de salão, Dança de Rua e em danças Flocloricas.
No Balé Clássico a técnica é desenvolvida tanto para a bailarina como para o bailarino, com a diferença que , para as meninas a aula de ponta, para os meninos a força, os saltos.
Independente da preferencia sexual dos rapazes no balé , ele terá que ser forte, para os grandes saltos e inclusive para erguer a bailarina.
Vaganova
Os papeis dos repertórios clássicos são extremamente masculinos, além dos príncipes, que casam com a heroína no final, temos , os guerreiros, os mercadores, ciganos, soldados.
O corsário
Kirov Ballet
Kirov Ballet
Maurice Berjart deu destaque ao bailarino no seu Bolero de Ravel com Jorge Donn um clássico do Balé Moderno.
Donn
Nijinsky muito antes disso entendeu que um bailarino é um bailarino .
Rodolfo Nureyev como bailarino inovou e deixou a sua marca sem negar a sua sexualidade, diferente de Nijinsky que teve problemas na sua época por isso.
Nureyev
Com problemas ou sem problemas, bailarino é muito homem e oque a bailarina tem de delicadeza e força, bailarino tem de força e delicadeza,durante as aulas as meninas fazem o mesmos exercícios que os meninos e os meninos os mesmos que as meninas, há não ser que tenha aulas especificas para ambos.
Existe uma Cia de Dança só de homens que satirizam os repertórios e eles dançam nas pontas e fazem aulas duras, são os "Trocadelos de Monte Carlo", eles são muito homens e muito homens, fazem papeis tantos masculinos e femininos dos bales, dando destaque para os femininos, nas pontas.
Trocadeilos de Monte Carlo
no Lago dos Cisnes, uma sátira, todos homens.
Uma versão masculina do Lago dos Cisnes coreografada por Matthew Bourne, no estilo da dança Contemporânea, que estreou em 1995 tendo como protagonista o Dançarino e Ator Richard Winsor, cena que aparece no final do filme Billy Ellit dando impressao ser ele o Billy . O menino que queria ser bailarino mais o pai e a família era contra, afinal eles eram mineiros, essa é uma historia real do Bailarino hoje diretor Philip Mosley. Billy se tornou um bailarino e seu pai e irmãos foram assistir esse Ballet e ver o filho realizar o sonho de Dançar.Mais para frente contamos essa história.
Richard Winsor -Bailarino e Ator na versão masculina do "Lago do Cisne"
Bailarinos são homens , são artistas acima de tudo.
Bailarinos se casam e constroem famílias com mulheres inclusive.
Bailarinos são homens, os homossexuais, os gays e afins tem no balé o apoio e acolhida.
Bailarinos são homens e acima de tudo Artistas.
E quando seu filho dizer assim:
-Papai, eu quero fazer balé.
Acima de tudo pense que essa é uma profissão para homens, para machos, mas acima de tudo para
ARTISTAS!
Eu tive um aluno que fazia as minhas aulas de jazz em um condomínio junto com a irmã, as escondidas, porque o pai não admitia, sua mãe trazia ele escondido, ele tinha sete anos e nenhuma tendencia homossexual, mas oque importaria , nada, só sei que ele adorava dançar e o fazia muito bem.
Mas infelizmente em uma apresentação se pai descobri e tirou o menino da dança.
Os Bailarinos são representantes da
Dança.
Nesse Blog vamos ver vários representantes dessa Arte.
NETHERLANDS CIA DE DANÇA
„Faz judô, cara! Balé é coisa de macho. A gente sai todo quebrado, contundido, não é moleza não.“
Thiago Soares Bailarino Internacional e Brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário