Translate

domingo, 10 de julho de 2011

ASSEMBLÉS


ASSEMBLÉS


Juntos e Reunidos

 Um passo preparatório no qual o pé em movimento escorrega pelo chão antes de ser jogado para o ar. No momento que atirado para o ar, o bailarino salta com a perna de apoio, esticando os pés. As duas pernas se juntam no ar, e ambas descem ao chão na quinta posição.
Os Assemblés são Petit e Grand, quer dizer pequenos e grandes de acordo coma altura do battemants (batidas), e são executados dessus, dessous, avant, arriére, e em tournant, quer dizer:
Por cima, Por trás, para frente, para trás e em torno.
Os Assemblés podem ser feitos com uma batida para dar maior brilho.

ASSEMBLÉS DESSUS

Assemblés por cima. Estando na 5º na posição com o pé direito para trás. Demi-plié joga o pé direito para a segunda posição no ar (jeté), sai do chão com o pé esquerdo esticando os dedos. Ambos os pés voltam para o chão simultaneamente caindo na quinta posição com o pé direito com um suave demi plié. As pontas dos pés devem tocar o chão antes dos calcanhares.

ASSEMBLÉS DESSOUS

Assemblés por baixo. Quinta posição pé direito para frente joga o pé direito para a segunda posição e ao ser completado o assemblé fecha-se na quinta posição atrás.

ASSEMBLÉ DEVANT

Assemblé de frente. Quinta posição pé direito para frente. O pé direito é jogado para a segunda ou quarta posição no ar e ao ser completado o assemble fecha-se na frente na quinta posição.


ASSEMBLÉ DERRIÉRE

Assemblé atrás. Quinta posição para trás. O pé direito é jogado para a segunda posição ou quarta no ar ao ser completado o movimento fecha-se o pé direito atrás.

ASSEMBLÉS EN AVANT

Assemblé para frente. O pé direito esta na quinta posição frente ele é jogado para a quarta posição no ar e vai terminar o movimento fechando na quinta posição.


ASSEMBLÉS EN TOURNANT

Assemblés girando. Este assemblés é precedido por um passo curto. O giro é feito para dentro em dedans, e é feito apenas en dehors e em dedans.

ASSEMBLÉS BATTU (BATIDO)

Os assemblés dessus, dessors, e em tournant podem ser battu¸isto é batidos.
Um exemplo; estando na quinta posição é o pé direito atrás, joga-se a perna direita par o lado saltando com a esquerda. A batida vai ser atrás da coxa da perna esquerda, volta simultaneamente com a perna esquerda na quinta posição e a perna direita agora na frente. Isto é um assemblé dessus battu. O mesmo processo acontece no assemblé battu dessors, só que a perna direita vai para trás.
  
O Assemblé Battu an tournant é o mesmo que dessus, a perna bate atrás e acaba na quinta
posição á frente.


 ASSEMBLÉS SOUTENU DE FACE


Assemblé sustentado de frente para o público, feito nas pontas e meias pontas.
Um exemplo: Estando na quinta posição vai escorregar o pé direito para segunda posição á terre: arrasta-se a perna direita de volta á quinta posição em frente saltando em ambos os pés, repete do outro lado e assemble é dessus, o pé que estava na frente acaba atrás.


ASSEMBLÉS SOUTENU EM TOURNANT EN
 DEDANS:

ASSEMBLÉ SUSTENTADO E GIRANDO PARA DENTRO.

É executado um degagés á terre em dedans com o pé. Quando o pé direito move-se para a segunda posição em fondu. O bailarino gira em direção ao pé de trás que troca depois de abaixar os calcanhares quando for completando a meia volta (Demi-detourné) acabando na quinta posição pé esquerda para frente. Esse assemblé pode ser executado com o pé da frente.

ASSEMBLÉ SOUTENU EN TOURNANT EN DEHORS;

Assemblé sustentado e girando para fora

A perna em movimento gira, fazendo um Rond de jambles á terre em déhors, começando com o pé da frente.

ASSEMBLÉ PORTÉ

Assemblé levado. Este assemblé requer um passo preparatório precedente e durante o movimento, o corpo é transportado no ar de um lugar para outro na direção desejada. Os Assemblés devant, derriére, dessus e dessous podem ser porté.

ASSEMBLÉS PETIT

Pequeno assemblé: A perna em movimento é jogada no ar com battemants a um ponto médio entre a posição do pé á terre e o seu equivalente no ar. Está posição é chamada demi-position no cecchetti ou demi-hauteur na escola francesa.

ASSEMBLÉS GRAND

 Grande assemble. O pulo é mais alto e a perna em movimento é jogada no ar numa posição horizontal. As pernas juntam-se na quinta posição no ar antes de voltarem ao chão.

ASSEMBLÉS DE SUÍTE

Assemblés contínuos. Um termo do método Cecchetti usando quando os Assemblés são executados em séries  sem esticar os joelhos na 
conclusão de cada assemblé.

Assemblés Dessus en Avant

ASSEMBLÉS acompanhados de Falli







quarta-feira, 6 de julho de 2011

LETRA A- ARABESQUE

ARABESQUE
Bailarina do Kirov



Arabesco. Umas das poses básicas do ballet, que tira sua forma de um ornamento mourisco. É uma posição do corpo, apoiado em uma só perna que pode ser na vertical ou demiplié com a outra perna estendida para trás em um ângulo reto com ela e os braços estendidos em várias posições harmoniosas criando à linha mais longa a ponta dos dedos das mãos á dos pés. Os ombros devem ser mantidos retos em frente á linha de direção. O método Cecchette usa cinco principais arabesques; a escola Russa e Vaganova usam quatro e a Francesa, dois. Os Arabesques são empregados para concluir uma frase de passos, tanto nos movimentos lentos do Adágio com os vibrantes do Allegro. 





ARABESQUES E SUAS ESCOLAS


1ºarabesque- A parte superior do corpo é mantida ereta, apoiada numa perna em uma posição vertical com a outra estendida em um ângulo reto com relação à perna de apoio Os ombros são mantidos retos na linha de direção com o mesmo braço da perna de apoio esticado para frente com a palma da mão para baixo. O braço de trás deve ficar ligeiramente abaixado para que ambos os braços fiquem em linha reta.


2ªarabesque- A mesma posição das pernas acima , só os braços que trocam, sendo que o da frente seja o oposto ao da perna de apoio e a cabeça ligeiramente inclinada e virada para o público.

3ª arabesque- Ambos os braços esticados para frente do lado da 
perna de apoio.

4ª arabesque- A perna de apoio fica mais perto do público e o braço referente à perna levantada fica mais para frente.

 5ª arabesque- Os braços e cabeça são iguais ao terceiro arabesque com o braço mais longe do público levantado mais alto do que o outro. A perna de apoio e que fica mais perto do público em demiplié.


ARABESQUES FRANCESES


Arabesque Ouverte; o corpo é apoiado com a perna reta e com a outra estendida á que fica mais perto ao público. O corpo debruça-se para frente com braço do lado da perna de apoio mantido para frente e outro jogado para trás e mantido paralelo á perna estendida.

.

Arabesque croiseé- arabesque cruzado. É uma posição semelhante á cima, mas a perna de apoio é a que fica mais perto do público e o braço do lado da mesma é que é mantido á frente.



ARABESQUES RUSSOS (VAGANOVA)

1ª arabesque- O corpo é apoiado numa perna com a outra levantada em um ângulo reto com a de apoio. Inclina-se o corpo para frente a partir da cintura com as costas fortemente arqueadas. O braço oposto á perna de apoio estendido para frente e o outro para o lado um pouco atrás da segunda posição.

2ª arabesque- As mesmas posições das pernas do 1ª arabesque só os braços são ao contrário. Isto é, o braço do lado da perna de apoio fica atrás, longe o bastante para seja visto atrás do corpo, enquanto o outro é estendido para frente e a cabeça virada para o público.

3ª arabesque- Este arabesque é de frente para público. A perna de apoio mais perto do público com a outra levantada atrás em ângulo reto com a de apoio. Corpo inclinado para frente com o braço oposto á perna de apoio e estendido para frente e o outro braço para o lado e a cabeça virada para o braço da frente.

4ª arabesque – As pernas na mesma posição do terceiro arabesque com os braços ao contrário. O braço do lado da perna de apoio é levado para frente e outro jogado para trás longe bastante para ser visto atrás das costas. O corpo fica meio virado para o lado oposto do público, costas bem arqueadas, cabeça virada para o público.




Kerche




OUTROS ARABESQUES


ARABESQUE ALLONGEÉ- Esticado ou estendido em uma linha horizontal.

ARABESQUE A DEUX BRAS- arabesque com os dois braços, ambos os braços são estendidos para frente, com o braço da perna de apoio mais alto.




ARABESQUE CROISÉE- Arabesque cruzado, a perna de apoio é a que fica mais perto do público, a perna de apoio na frente e a de trás estendida.



















ARABESQUE Á TERRE- Arabesque no chão, os braços e pernas na posição de arabesque, mas a perna fica estendida em pointe tendue (ponta dos dedos tocando o chão), para trás na quarta posição.









ARABESQUE ALLONGÉE Á TERRE – Arabesque estendido no chão. Neste arabesque o corpo é apoiado numa perna em plié enquanto a outra é estendida para trás com o pé bem virado para fora e no chão, Os braços em atitude ou em 5ª posição.




Pintura de Guan Zeju

ARABESQUE Á LA DEMI-HAUTEUR- arabesque á meia altura. Neste arabesque o pé é levantado á 45 graus, meio termo entre á posição á terre e a posição horizontal no ar.
Alessandra Feri





Guan Zeju- Pintura Arabesque







ARABESQUE PENCHÉE- Arabesque debruçado. Um arabesque no qual o corpo se debruça para frente em linha oblíqua, o braço esticado e a cabeça mantida baixa e a perna levantada o mais alto possível, ficando uma linha reta.

ARABESQUE DE FACE- Arabesque de frente. Arabesque de frente para o público.

ARABESQUE EM TOURNANT- Arabesque girando. Arabesque girando no pé de apoio.


 ARABESQUE PLIÉE- Arabesque com um joelho dobrado, o joelho da perna de apoio (Fondu).


ARABESQUE PROMENADE EN- Arabesque em passeio ou andando. Seria uma volta lenta é feita, ou para dentro, ou para fora da posição do arabesco. É um Adágio.



Ouverte- significa aberto.


Arabesque aberto acima de 90 graus.








Exercícios para o desenvolvimento do Arabesque, de alta flexibilidade.








ARABESQUE, EN – Em Arabesque, isto é, na posição de Arabesque.







Um Adagio A Lá Barra com Alguns exemplos de Arabesque, En Croisèe, Penchée, terminando com Grands Battemants.






En Avant-Para frente, movimento que segue para frente.

ARRIÉRE- Para trás, movimento que segue  para trás.

ARRONDI-Arredondado.















DANÇAR ATO DE EXPRIMIR
 COM EMOÇÃO O MOVIMENTO