Translate

domingo, 10 de abril de 2011

SER BAILARINO


 



Servir a arte da dança, já é por si só um privilégio dos Deuses.
Poucos são os escolhidos, pois o percurso é árduo e exigem de nós toda nossa determinação, disciplina e ética.
Aprendizado que começamos a entender na barra, mas com certeza nos acompanharão para o resto de nossas vidas.
A arte da dança não termina no palco! Seria muito pouco.
Servir a arte da dança é ir além dele. Não seriamos bons bailarinos se não tivéssemos bons professores, coreógrafos, assistentes.
O que seria de nós bailarinos se não houvesse os fotógrafos da dança, os críticos os técnicos... Todo esse conjunto é voltado a nossa arte.
Portanto vocês estudantes de dança, tenham sempre seus corações abertos, servindo essa arte maravilhosa.
Que é a nossa Dança.
                  
                            Ivonice Satie



IVONICE SATIE

Bailarina, coreógrafa, inovadora.
Filha de imigrantes japoneses iniciou seus estudos na escola municipal de bailados, menina, e única na família a se interessar pela arte, estudou por 14 anos.
Foi bailarina e assistente de coreografia do Ballet Tearthe de Genova, diretora artística do Balé da Cidade, diretora da sociedade masculina de Dança.
Entre inúmeros prêmios que ganhou, o Mérito Artístico da UNESCO em 1998.
Além de ser um artista conceituado e talentoso, Ivonice Satie foi revolucionária, inovou o Balé da Cidade com a criação da Cia de Dança Dois, com bailarinos com mais de 40 anos, lembro-me que ela disse em uma entrevista na Cultura, que a Dança não acaba depois dos 30 anos, foi oque ela observou quando trabalhou fora do Brasil.
Criou a Cia de Dança do Amazonas, Cia de Dança de Diadema grupo composto por mulheres sofridas, com experiência até de violência domestica, criou também Núcleo de balé clássico da comunidade.
E com isso essa artista maravilhosa doou sua Dança e o seu conhecimento para muitos, dando-lhes oportunidade de ser artista e vencer assim suas dificuldades com a Arte, a Arte da Dança.
Ivonice Satie nasceu em 1951 e morreu em 12-08-2008 aos 57 anos deixando seu nome marcado no mundo da Dança, uma estrela, uma Flor de Lotus.







Coreogarafia-GNAWA
Bailarinos-Samuel Kavalerski e Renata Bardazzi






















Nenhum comentário:

Postar um comentário