Translate

domingo, 19 de setembro de 2021

FAZENDO MINHA GINÁSTICA EM CASA NA PANDEMIA-DANÇANTE




 Sem querer com certeza tomar o lugar de ninguém,  mas contando de oito em oito chegamos à  esse ponto.

Aulas com movimentos de ginástica que podem ser realizados em casa, trabalhamos aqui membros superiores e inferiores, com exercícios  na cadeira, com bastão e bola, são  exercícios ideais para pessoas com mais de 50 anos, mas vale para menos, sendo iniciantes,  eu tenho 61.

Nessa situação toda eu descobri uma forma de fazer ginástica  dentro de toda a minha concepção de  movimento. Não  sei realizar a execução dos exercícios sem que ele se torne dançante,  junto com a música, com os movimentos ligados, talvez assim não  fique tão  seco e até chato, você pega essa movimentação e envolve ela com música. 

Fiquei feliz com essa descoberta e fui assim mantendo minha forma, ficou assim:


VAMOS  DE BASTÃO 

O Bastão é  um dos aliados para trabalhar a postura, também  colabora com fortalecimento muscular.

Aqui ficou um exercício dinâmico, trabalhando o cardiovascular, o bastão tem essa função  também,  nesse ritmo ficou evidente. Trabalhamos  os ombros e a cintura e as pernas, com a ajuda do bastão, fazendo com que fosse necessário ter uma coordenação,  assim também trabalhamos ela, pensei em Dança e não em serie.

Mas antes de chegar à  esse ponto temos que separar esses movimentos e aprender de forma à realizar eles, então podemos utilizar as "series" de forma lenta, lembrando que um movimento vai em ordem crescente, começa lento e assim vai crescendo, lento, medio e forte.

E ficou assim o bastão,  não  tive nenhum problema  para realizar esses exercícios só  benefícios


Membros superiores

Bastão  indo para frente e voltando para o peito-flexão  e extensão. 
Levando o bastão  para cima, flexão  de ombros
Extensão  de ombros.

Movimentos  de rotação -Trabalho de cintura
Bastão  para frente-linha dos ombros-braços esticados,  quadril no lugar, abdômen  contraído, vai levar o bastão  para direita,  depois esquerda, depois alternado, trabalhando  a cintura. Quando esse bastão  esta acima da cabeça, não  esta atras , não  esta a frente, esticado em cima, vai levar o bastão para o lado, fazendo uma inclinação  para o lado, para direita e esquerda  depois alternando, trabalhando  cintura.

Todos os exercícios que inclina o tronco para o lado  trabalha-se a cintura. 
Movimentos-Extensão  e Flexão,  Abdução  e Aducao, Rotação.



Todos esses movimentos e suas especificações  vamos explicar mais para frente.
Agente sabe.







NA CADEIRA


Exercícios realizados na cadeira  tiveram grande expansão na situação da pademia, de várias formas , trabalhando o corpo em geral, com vários tipos de grupos, faixas etárias.  Sendo assim fui pesquisar, eu como bailarina ja dancei na cadeira é não fiz ginástica na cadeira, já utilizei a cadeira como apoio para exercícios do ballet Clássico,  foi só.  E fui eu assisti exercícios  no YouTube,  tem muitos por lá,  variedades, eu como tenho 60, fui para minha faixa etária primeiro e depois para as outras faixas, ressaltando que não  para saber na real se aquele que está demostrando os exercícios é  formado ou não,  tem crefi ou não,  é  peagade no assunto ou não,  é  pós graduado ou não,  enfim, alguns tem suas credenciais e outros não.  Eu como conheço bem exercícios de ginástica, ja fiz muito e  os movimentos não me são  desconhecidos, ja faz parte do meu corpo e o meu bom balé Classico me deu toda uma limpeza de movimento e postura.

 Resumindo vi muitas coisas boas e legais, interessantes, criativas , percebi também que muitos exercícios que se faz em pé se faz sentado na cadeira, legal! Reconheci de cara, mas tem explicação lá  no YouTube, tem tudo por lá .

Fui mais para os lado dos idosos, não que eu seja, mas fui.
E foi assim que eu descobri essa coisa toda, então eu juntei minha técnica do Jazzdance e meu alongamento,  peguei os exercícios  simples e não  sofri e ficou assim.






Braços  , Cintura , Agachamento,  
articulações,  coordenação 

Fizemos aqui um conjunto de exercícios trabalhando as articulações,  cintura, agachamentos, abdomenais na cadeira, tentando coordenar um movimento  junto com outro.
Sempre que fizer exercícios  na cadeira  lembrar da postura, não  tirar a lombar da cadeira.
Exercícios físicos não  podem ter meio termo, ficar no meio do caminho, se flexionado é  flexionado,  extendido é extendido , no seu limite, no seu condicionamento,  no seu tempo, usando a respiração para retomar um depois do outro e de extrema importância  a Postura.











Pernas, Quadricepes, Posteror e
Internos de Coxa e Panturrilhas 



Nessa segunda parte pensamos mais nas pernas , preciso delas sempre boas e fortes.
Trabalhamos o de sempre , o comum, o ideal sempre,  músculos das pernas muito importantes o Quadricepes, o Externo e Internos de coxas, as danadas das Panturrilhas. 


Para pessoas com mais de 50 como eu, o ideal fazer exercícios com menas velocidade,  dependendo  da idade, mais de 70, lembrando das dificuldades e limitações que essa pessoa tem, acho que isso é  qualquer pessoa, mas a  atenção  tem que ter, apesar que sempre acho que tudo pode ser vencido.

Eu tenho 61, tenho o condicionamento de Bailarina, já fiz muitos exercícios,  faço  Clássico  até hoje, adoro me alongar. A velocidade que usei foi dentro dessa condição de uma maneira simples pensando sempre no equilíbrio. 

E então  vamos alongar no final, é sempre bom, relaxar aqueles músicos que foram trabalhados, para mim é  muito bom, eu sinto.







  Vou contar uma historinha aqui o porque me interessei por exercícios  como diz "terceira idade", para perceber  qual o problema e as possibilidades. 

Conheci umas senhoras muito modernas da chamada  "terceira idade", que me relataram que não faziam ginástica nas academias, por não  ter atenção dos instrutores e professoras e professores, principalmente na musculação  que é  o  ideal para essa faixa, as mulheres mais velhas são  deixadas de lado por esses instrutores. Faziam  aulas em clubes de bairro ou igrejas aonde nem sempre os professores não  são formados e estão  ali de boa vontade para da uma corrida,  um alongamento , uma dança livre aonde essas pessoas se encontram e se diverte e não  são  discriminadas. Na Pandemia foram para o Youtube, em casa.

No YouTube existe exercícios  legais e interessantes até eu fui ver ativou a minha curiosidade, mas eu tenho condições de executar sem orientação,  mas quem não  tem?.

Outra eu sempre fiz exercícios como arte, no Ballet, como bailarina e professora,  mas fazia exercícios  nas academias que trabalhava, nunca tive esses problemas , mas conheço sei como funciona as academias nesse sentido, é  meio que assim mesmo, pois raramente há Idosos e trabalho voltado para essa faixa.


Acho que o pessoal dos sindicatos de Ed Físico deveria em vez de ficar criando leis que proíbe e dificulta e que divide e persegue algumas categorias de profissionais ,  pensar nisso, analisar,  porque é  lamentável.


Aqui nesse Blog que é  mais voltado para a Dança, mas  vamos analisar e trazer a tona para uma reflexão nessas questões. 

São minhas experiências nesse mundo de movimentos e exercícios físicos. 

Obs: Para os profissionais de Ed Física,  que queira analisar esses movimentos, estou aberta a discussões,  vamos sim trabalhar juntos, vivemos em um País Democrático e não  de jagunços. 

Sempre recomendo faca  exercícios  com profissionais habilitados, com certeza um bom Educador  Físico é  bom. Faça  exame médico e conheça  seu corpo.

Eu sou do Ballet, sou da Dança  e tenho muito oque dizer do movimento.

Sou feliz e orgulhosa por se Artista, mesmo que não  seja famosa.



FLORES SAO FLORES, EM UM JARDIM SÃO  SIMPLISMENTE FLORES.