É um salto médio.. Um passo de elevação aonde as pernas estendidas são batidas no ar.. A perna de sustentação vai de encontro com a perna em movimento. A descida é feita então sobre a segunda perna. Os cabrioles podem ser feitos em qualquer direção do corpo: croisé, effacé, ecarté etc... CABRIOLE DEVANT Cabriole de frente. Este Cabriole é mais usado, podendo ser feito tanto Croisé como effacé. Saindo sempre de um demi plié, de quinta posição, abrir a perna para frente, no caso a direita em effacé. Estando apoiado na perna esquerda salta e bate na barriga da perna direita que obrigatoriamente subira mais. Os joelhos retos e pernas extremamente esticadas. Descida feita sobre o pé esquerdo em demi plié. Sendo o Cabriole aberto a descida é feita em um arabesque fondu, se for fechado a perna direita desce em um demi plié avançando para frente.. CABRIOLE DERRIÉRE Cabriolé para Trás. O mesmo processo do Cabriole Devant, só que indo para trás, tanto na posição effacé como croisé. A perna de trás abre para a posição desejada ficando por cima e a batida por baixo pela perna de apoio. A posição é de Arabesque..
CABRIOLE A LÁ SECONDE
Cabriole na segunda posição segue o mesmo principio para frente ou trás. A perna que abre a Lá Second pode ser tanto a da frente como a de trás de acordo com o passo anterior. CABRIOLE OUVERT Cabriole Aberta. Quando a Cabriole é aberta a perna em movimento fica no ar da posse desejada, como um Arabesque, Croisé Devant e effacé. CABRIOLE FERMEÉ Cabriole fechada. Nesse caso a perna em movimento fecha na quinta posição em demi plie. CABRIOLE FOUETTEÉ Cabriole Chicoteada. Essa cabriole é alguma vezes chamada de fouettée battu e é uma Cabriole Devant acabando em Arabesque. CABRIOLE ITALIENNE Cabriole Italiana. essa é uma variação do Cabriole Fouetté no qual a batida ocorre depois do corpo ter tomado um posição de arabesque.
Cabrioles triplos
Double Cabrioles
Variação com Cabrioles
Solo Masculino Romeu e Julieta
C A M B R E
Arqueado. Dobrar o corpo a partir da cintura, para a frente, para trás e lados, a cabeça acompanha o movimento do corpo.
Alicia Alonso
Cambre Renverse - Entornado, um termo da escola Francesa. O mesmo que Pas de Bourreé Renversé.
Movimentos de Croisée Devant Battemant Tendue Devant com Fondu, Templié transfere o peso; quatrieme derriére e Cambré Derrieri. An face, Battemant Tendu a lá second , Cambré Second.
Simplesmente Ana a Botafogo, do Rio de Janeiro, do Brasil a nossa grande Bailarina. Ana nasceu no Rio de Janeiro em 9 de Julho de 1957, sob o signo de Câncer talvez em um dia de sol, ou não, mas certamente especial. Começou os seus estudos em sua cidade aos sete anos no Teatro Municipal do Rio de janeiro, tendo como mestra a Senhora Luciana Bogdani. Dançou nos festivais de fim de ano da escola e logo se destacou , sendo convidada para estudar na Europa, iniciando sua vida profissional. Paris na Academia Goubé na sala Plevel , em Cannes na Academia Internacional de Dança Rossella Hightower e em Londres na Dance Center Covent Garden. Morava nessa época em Londres. Em 1981 participando de um concurso e foi eleita a primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro estreando e no Balé Coppelia. Mesmo sendo a primeira bailarina do teatro Municipal do Rio de janeiro recebeu vários convites para dançar no exterior . Por conta disso dançou com vários Partner internacionais. Alguns de seus principais Partner foram Fernando Bujornes, Jean Yves Lormeau, Júlio Bocca, Stephen Jefferies, Lazaro Carrenõ, Alexander Godunov e Richard Cragun.
Ana Botafogo e Fernando Bujornes
Ana já recebeu vários prêmios e homenagens no Brasil e no exterior pelo conjunto de sua obra, e além das temporadas do Teatro Municipal, desenvolve seus próprios projetos, levando espetáculos a diversas capitais brasileiras, como o Ana Botafogo In Concert e Três Momentos de Amor.
Ana e Jair Moraes (La Bayeder)
Inúmeros foram os Partners brasileiros tanto em apresentações no Municipal do Rio de Janeiro com em todo Brasil, entre os quais: Edmundo Carijó, Carlos Lurzada,Francisco Timbo, Jair Moraes,Paulo Ricardo,Paulo Rodrigues,Fauzi Mansur, Thiago Soares,Andre Valadão, e outros tantos importantes.
Um Partner especial, Carlinhos de Jesus, no espetáculo "Isto é Brasil" em 2004 com enorme sucesso. Espetáculo no qual se enfatiza os ritmos brasileiros aonde a técnica clássica de Ana lhe deu graça e leveza.
Obras dançadas por Ana, entre Repertórios, Moderno e outros.
A Bela Adormecida A Bailarina A Casa de Bernarda Alba Adios Adios Nonino (Três Momentos do Amor) Águas Primaveris A La Italiana Amor em Lágrimas (Três Momentos do Amor) A Megera Domada A Morte do Cisne A Viúva Alegre Anos Dourados Ãnos de Soledad (Três Momentos do Amor) Apanhei-te Cavaquinho Aquarela do Brasil (Ana In Concert) Arlequinade As Mil e Uma Noite no Circo As Rosas não Falam (Três Momentos do Amor) (Ana In Concert) Ave Maria no Morro (Ana In Concert) Beatriz (Ana In Concert) Belong Bodas Campestres Canção do Amor (Três Momentos do Amor) Cantada da Meia Noite Cardinal Carmina Burana Chega de Saudade (Ana In Concert)
Cinderela(versão-música pop Donna Summer
Coisas da Vida Três Momentos do Amor)
Concerto de Ravel Concert in G- Gershwin Concerto de Prokofief Concerto Renato Magalhães
Coppelia
A Dança das Horas
Danzarim (do balé Milontango) Devaneio Elgar Entrelaços Esmeralda
Don Quixote
Espinha de Bacalhau Étude Eugene Onegin Eu sei que vou te amar (Três Momentos do Amor) Eu te Amo (Três Momentos do Amor) Fascination Feitiço Flertando Floresta Amazônica Folhas de Outono Galope (Ana In Concert) Garota de Ipanema (Ana In Concert) Giselle
Insensatez (Ana In Concert)
Invierno Porteño (Três Momentos do Amor) Isadora La Fille Mal Gardée Les Noces Les Présages La Sylphide Les Sylphides Libertango (Três Momentos do Amor) Limelight (Luzes da Ribalta) Magnificat Melodia de Glück Melodia Sentimental (Três Momentos do Amor) Mercedes Milotangos Modinha (Três Momentos do Amor) Mulata Assanhada Murmurando (Três Momentos do Amor) Noites Cariocas Nonino Nosso Tempo Nuestros Valsas Nunca tuvo novio (do balé Milontango) O Corsário O Despertar da Amazônia O Guarany O Morcego (Opereta)
O Quebra Nozes
O Lago dos Cisnes
Ópera do Vidro Opus 3 Palavra de Mulher (Três Momentos do Amor) (Ana In Concert)
Paquita
Paraana Polonaise (Ópera Eugene Onegin) Prelúdio/Bachianas nº 4 (Ana In Concert) Primavera Portenha (Três Momentos do Amor) Rapsody in Blue
Raymonda
Romance Romeu e Julieta Romeu e Julieta (versão música pop) Sabiá Sagração Primavera
Salomé
Samba do Avião (Ana In Concert)
Sangrando (Ana In Concert)
Sempre Não é todo dia
Serenade
Sereanta D’Amore (Homenagem a Patápio)
Sinfonia Sertaneja
Sissi a Imperatriz
Sonho (Homenagem a Patápio)
Sonho de Uma Noite de Carnaval (Primeiro Amor, Bethânia e Tango Português)
Suíte Brasileira
Suíte em Blanc
Spartacus
Tangos de Piazolla
Tempo de Tango
The Continental (Ginger Rogers e Fred Astaire)
The Man I Love
Tonight
Trindade
Valsa
Valsa de Brahms
Vatapá (Ana In Concert)
Viva Brasil
Yolanda
Zingara
Zorba, o Grego
Grand Pas Classique
Pas de Quatre de Pugni
Ana, ah Ana! Quis deixar a dança aos cinquenta mas a dança não permitiu que isso acontecesse. Foi para novela ser atriz, mas a dança estava .lá.
Viver a Vida
Fez uma participação especial como atriz em Páginas da Vida, telenovela das oito da TV Globo, escrita por Manoel Carlos, no papel de filha de Tarcísio Meira e Glória Menezes, e como uma professora de Ballet em Viver a Vida.
. Participou do Fashion Rio, dançou no carnaval em cima do carro alegórico sob as pontas.
Realizou um trabalho coreográfico chamado Quatro em Quatro, os quatros "eus" de uma bailarina.
Ana Botafogo (Ballet Moderno)
E assim Ana continua firme á frente do Ballet, da Dança, participante e encantadora, com seu jeitinho meigo e simples, delicado e gentil. Por tudo isso Ana Botafogo é a nossa , como dizer maior referencia do Ballet Brasileiro, um exemplo, tudo que uma bailarina queria ser. Ana para nòs! Ana para todos! Ana para o Mundo! Nossa Prima Bailarina!
Música "Rosa" Compositor Pixinguinha Voz Luiz Melodia